A aquisição de um terreno é um passo gigantesco para o proprietário. Com ele, você garante uma valorização do local, seja pelo desenvolvimento urbano ao seu redor ou até mesmo pela inflação. Mas e se você não quiser parar por aí? E se o seu desejo for tornar aquele terreno um ativo, porém, não sabe como? É aí que entra a vocação imobiliária comercial.
A seguir, explicaremos o que é este estudo e como você pode garantir que seu terreno se torne uma fonte de renda saudável e estável para você.
O que é Vocação Imobiliária Comercial?
Vocação imobiliária comercial é um estudo produzido que auxilia a determinar a melhor utilização para o imóvel ou terreno. Este método é recomendado para o proprietário que deseja identificar e conhecer o potencial comercial do seu ativo. Ele analisará as melhores probabilidades de utilização do local e qual segmento poderá trazer o maior lucro para o proprietário.
Por exemplo: você adquiriu um terreno no centro da cidade de São Paulo e quer construir um imóvel comercial para que aquele terreno se torne um ativo, uma fonte de renda. A vocação imobiliária te indicará, de acordo com o local onde se encontra sua propriedade, qual tipo de negócio renderá bons frutos para você ali.
E como é feita essa análise?
Para diminuir os riscos de investimento, a análise é bem detalhada e conta com diversas informações e coletas de dados possíveis. Características da localização do terreno ou imóvel serão apontadas, como:
Concorrência próxima
População da região
Qual serviços recebem mais ofertas
Zoneamento
Quais as características urbanas daquela área
O estudo começa com identificar tais características do imóvel. Aqui, é colhido informações simples, como a localização do ativo imobiliário, quanto dados mais complexos, como o tipo de solo. Tudo isso, acredite, influencia na construção do seu imóvel comercial. E por que realizar esta etapa? Para que seja possível identificar o potencial do imóvel e seu limite.
Algo estudado também é o acesso ao terreno. Bicicletas, carros, motos: todos conseguem chegar até o local ou para algum veículo é uma tarefa mais complicada?
Também vale destacar o estudo burocrático. É preciso compreender e conhecer as legislações regentes do local, para que determine-se a ocupação e infraestrutura do imóvel, que também fica à mercê da caracterização da região. Tudo isso indica os limites e o potencial do seu futuro negócio.
Tais dados vão entregar um resultado que apontará as ofertas e demandas da localização da sua propriedade. Quais produtos mais saem, quais podem sair, quais não renderão lucro. Com essas informações em mãos, o proprietário poderá seguir uma estratégia mais assertiva e com mais confiança no sucesso do seu investimento.
Comments