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Foto do escritorJuliana Soares

Como criar Personas para franquias

Você sabe o que é uma Persona?

Uma persona é a representação do seu cliente ideal com base em pesquisas e dados de seus clientes existentes. Criar personas robustas e detalhadas é um componente chave para qualquer estratégia de marketing e vendas de uma franquia.

A persona faz com que você realize uma pesquisa abrangente sobre os tipos de franqueados que são bem-sucedidos para sua organização, ao invés de usar apenas os instintos ou o que você simplesmente acredita ser verdade.

Por meio de pesquisa, você descobrirá uma abordagem direcionada para exatamente como, onde e quando você deve entrar em contato com seus clientes em potencial. Quanto mais focados seus esforços forem, mais qualificados serão seus leads, o que significa que você gastará seu dinheiro com mais sabedoria. Juntamente com os esforços de marketing, suas personas impulsionarão sua abordagem de vendas, desenvolvimento de produtos, engajamento do franqueado, treinamento e muito mais.


Mas e como eu construo essa Persona?

Primeiro Passo: Saiba os principais dados demográficos


No topo do funil, seu objetivo é atrair leads, ou candidatos a franquia qualificados. Quem são esses candidatos qualificados? Quais são seus dados demográficos? Quais são seus objetivos?

Como você os alcança? As respostas a essas perguntas podem não ser as mesmas para todos os candidatos. Na verdade, a maioria das organizações tem entre 3 a 5 personas, às vezes mais, que representam uma mistura de franqueados existentes e potenciais.

O primeiro passo no processo de construção de suas personas de é descobrir em quais grupos seus franqueados se enquadram. Aqui estão alguns exemplos:

  • Proprietário de uma pequena empresa em seu setor;

  • Geração Y;

  • Aposentados.

Que outros tipos de franqueados tiveram sucesso com sua empresa?

Pense cuidadosamente sobre isso, mas tenha cuidado para não ser muito específico. Mantenha amplo o suficiente para que cada persona seja claramente diferenciada e totalmente desenvolvida. Você pode ter uma boa ideia de como agrupar seus franqueados ou estar totalmente perdido, mas saiba que você sempre pode adicionar, ou remover, personas ao longo do tempo. Então, mesmo que esteja aprendendo, poderá modificá-las.

É importante reservar um tempo para revisar os dados que você já possui, bem como entrevistar candidatos e franqueados atuais para criar um conjunto de dados abrangente. Faça perguntas sobre dados demográficos, carreiras, objetivos, desafios, onde e como eles encontram informações e o que os atrai para esta oportunidade de franquia. Entenda por que e como elas surgiram na sua organização e decidiram se tornar um franqueado. Lembre-se de documentar tudo.

Depois de coletar seus dados, identifique quaisquer tendências na demografia de clientes ou leads, saiba como eles pesquisam e consomem informações e descubra quais são seus objetivos e desafios. Isso fornecerá tudo o que você precisa para garantir que você esteja agrupando corretamente suas personas.


Segundo Passo: Dê características às suas Personas


O próximo passo é preencher uma descrição detalhada de cada persona. Dê nome às suas personas e adicione uma foto para humanizar a persona. Seja o mais detalhado possível para que qualquer pessoa em sua empresa que leia a persona realmente tenha uma noção de quem é essa pessoa. Mais quais são as informações importantes e por quê? Vamos explicar um pouco sobre elas:


  • Demografia:

Saber a idade, a renda familiar e o status familiar de sua persona lhe dará uma noção de como é a vida cotidiana. O marketing, venda e desenvolvimento de um produto ou serviço para um homem de 62 anos, casado, é muito diferente de fazer o mesmo com uma mulher solteira de 18 anos que trabalha e está na faculdade. Um pode ser um candidato viável para sua franquia e o outro não.


  • Carreira:

A carreira de sua persona, atual ou anterior, é um dos qualificadores mais importantes para seus leads. Se sua empresa é uma marca madura, você provavelmente descobriu que pessoas com determinados planos de carreira tendem a ter sucesso em sua franquia em relação a outras. Você pode descobrir que candidatos sem experiência em gestão não vão se sair tão bem, ou mesmo candidatos que não gostam de muita interação social, talvez não vão gostar do dia típico de administrar uma unidade de franquia.


  • Fontes de informação e preferências de compras

É aqui que você aprende onde comercializar para leads qualificados. Onde quer que suas personas estejam procurando informações, é onde você deve estar. Eles não vão apenas acessar seu site, você deve conduzi-los até lá. Se suas personas são usuários ativos do Facebook, as campanhas orgânicas e pagas do Facebook podem ser uma ótima ferramenta para você.


  • Desafios, metas e o que podemos fazer

É aqui que você aprende sobre as motivações da sua persona. O que os mantêm acordados à noite? O que eles sonham? Como sua empresa pode ajudá-los a superar seus desafios e alcançar seus objetivos? Isso ajudará você a entender o que motiva sua persona a entrar em contato com você e por que você precisa entrar em contato com essa persona.


  • Cotações reais e objeções comuns

Faça citações diretamente das entrevistas que você realizou durante a pesquisa. Quando você compartilha suas personas internamente, isso é uma validação de que suas informações estão vindo direto da fonte.


  • Mensagem de marketing

Forme sua mensagem de marketing. Qual é a voz e o tom que você usa para falar com essa persona? Como você descreve sua solução para esse público? Use todas as informações que você escreveu até agora para direcionar sua mensagem.


Terceiro Passo: Não esconda as suas personas


Nesse ponto, compartilhe as personas com seus seus colegas para ver se algo está incompleto ou pouco claro. O objetivo é garantir que qualquer pessoa que leia sobre cada persona se sinta como se a conhecesse ela e que entenda por que esse tipo de pessoa se encaixa bem em sua franquia. Esses não são documentos estáticos, você deve adicionar ou remover personas à medida que sua franquia cresce e evolui e à medida que aprende sobre o que é sucesso em seus franqueados.


Saiba como a tecnologia pode lhe ajudar nesse caminho. A Matched pode mostrar, não apenas onde está o público alvo da sua franquia, mas também onde está a concentração da sua persona para que você ou seu marketing direcione seus esforços da melhor forma.


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